Sendo uma das principais profissões do pais, o Motorista de Caminhão, ou seja, os caminhoneiros muitas vezes são os responsáveis pelo transporte das mercadorias que consumimos diariamente.
É de conhecimento notório que muitas vezes os caminhoneiros ficam expostos a longas jornadas de trabalho, muitas vezes sequer repousando, parando apenas para breves refeições.
Essas jornadas extenuantes fazem com que os caminheiros, na maioria das vezes, tenham direito a receber horas extras, adicional noturno, intervalos suprimidos, etc.
Pois em grande parte dos casos a jornada do caminhoneiro é superior 8 horas dias ou 44 horas semanais.
Para isso, devem as empresas fazer o controle da jornada efetivamente trabalhada pelo motorista, para ao final do mês efetuar o pagamento das respectivas horas extras laboradas pelo empregado.
Igualmente há de ser remunerado corretamente o tempo que o motorista fica à disposição para carga e descarga, com adicional de 30% do salário hora normal.
Outra situação recorrente é que na maioria das vezes os caminhoneiros recebem comissão por frete, vale lembrar que esses valores devem estar obrigatoriamente lançados em seus holerites, pois caso não esteja, o motorista fica prejudicado com outros direitos.