O Assédio sexual é problema recorrente em várias empresas, porém, muitas vezes não é denunciado por medo de perda de emprego, interpretações equivocadas e até mesmo ameaças.
O que é? O assédio sexual é ato de constranger algum colega de trabalho, mediante atos de insinuação, convites impertinentes e insistente, insultos, intimidações e contatos físicos forçados.
Não é necessário que haja o contato físico para que se caracterize o assédio sexual.
Muito comum na atualidade o assédio sexual ocorrer mediante redes sociais (facebook, whatsapp, instagram).
Lembrando que o assédio sexual pode ser realizado não apenas pelo superior hierárquico, como também pelos colegas de trabalho.
A empresa é responsável pelos atos de seus funcionários. Portanto, qualquer conduta que afetar a integridade dos trabalhadores no ambiente de trabalho é de responsabilidade da empresa.
Estou sofrendo assédio sexual no trabalho. O que devo fazer? A vítima deve repudiar o ato do agressor, tentando fazer com que ele pare e a situação não se agrave.
É importante que não haja reciprocidade da vítima quanto o ato sofrido.
Após, caso as insinuações continuem, o correto é procurar um advogado, pois caso, você ainda esteja com o contrato de trabalho vigente poderá rescindir indiretamente juntamente com ação indenizatória por danos morais.
Caso você já tenha se desligado da empresa poderá ingressar com ação por danos morais decorrente de assédio sexual.