A mala extraviada gera aborrecimento e preocupações ao passageiro, fazendo normalmente que o mesmo perca tempo para solucionar a questão.
Os principais motivos de mala extraviada, são por falha nas conexões, furto, engano, dentre outros fatores.
A maioria dos casos de extravio de bagagem acontecem por falha na prestação de serviços da CIA aéreas.
Minha bagagem foi extraviada, o que fazer? Com o comprovante do despacho da bagagem em mãos o passageiro deve ir ao balcão da companhia aérea na sala de desembarque e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem — RIB —. Também deve registrar ocorrência na Agência Nacional de Aviação Civil — ANAC — dentro do próprio aeroporto ou no prazo de 15 dias após a data de desembarque.
Se você teve dificuldades em fazer o Registro de Irregularidade de Bagagem — RIB —, registre um BO — Boletim de Ocorrência Policial.
Caso sua mala não tenha sido localizada neste ato, você deve exigir da CIA aérea uma compensação financeira para a compra de itens de primeira necessidade.
Após você deve aguardar, caso ela não seja encontrada e devolvida em até 7 dias — voos domésticos — e 21 dias — voos internacionais —, o passageiro tem direito a receber o valor correspondente ao da bagagem extraviada cumulado com uma indenização. Dano ou violação de bagagem O passageiro tem até 7 dias para reclamar e a companhia tem também até 7 dias para substituir a bagagem ou reparar o dano.
Bagagem Extraviada danos morais.? E Materiais? Para verificação de danos morais pela bagagem extraviada há de ser analisado o caso detalhadamente, do mesmo modo os danos materiais.