Pescador é o profissional que utiliza instrumentos como varas, iscas, redes e barcos pesqueiros para retirar do meio aquático (água doce ou salgada) principalmente peixes, moluscos e crustáceos, que servirão de alimento à própria família e também para comércio.
O mercado de trabalho para esse profissional, é amplo, pois praticamente só depende da condição do meio ambiente para trabalhar. Em muitos lugares, principalmente nas cidades litorâneas, a pesca é a base da economia local movimentando o comércio e gerando empregos. Porém, os desequilíbrios ambientais causados pela ação do homem ou por motivos naturais fazem com que o ocorra a diminuição da produção, ou até mesmo a falta dela. Tais desequilíbrios afetam a vida de muitas famílias, pois abalam a estrutura econômica da região.
O pescador empregado deve estar atendo pois muitas vezes è submetido a longas jornadas de trabalho sem o recebimento dos adicionais devidos, bem como muitos recebem salários na modalidade de comissões por “partes” ocasião em que muitas vezes tais pagamentos são feitos por fora prejudicando os direitos destes profissionais.
Portanto, sempre fique atento, para que se faça valer os direitos trabalhistas do pescador.